Os Palestrantes que estarão presentes no nosso segundo evento serão:
Roberto Banaco
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências na área de concentração Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. É Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC. Atualmente é diretor acadêmico e professor da Associação Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Atua principalmente nos temas: análise do comportamento, análise experimental do comportamento, terapia analítico-comportamental, behaviorismo radical e análise do comportamento aplicada. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro do Conselho da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
Julio César de Camargo
Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, com dissertação voltada para o estudo experimental sobre comportamento de consumo de recursos naturais, Desenvolvimento Sustentável e transmissão cultural em pequenos grupos (microssociedades). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Durante a graduação atuou como pesquisador de Iniciação Científica desenvolvendo estudos sobre os seguintes temas: tamanho das classes, equivalência de estímulos, variações de procedimento, discriminação condicional e manutenção das classes.
Karina Morano
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2011), com Qualificação Avançada em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR-Campinas. Atendimento em clínica particular sob a abordagem de Análise do Comportamento. Atuou como professora convidada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) ministrando aulas de Análise do Comportamento em 2015 e também vice coordenou um Grupo de Estudos de AC. Atualmente conduz um Grupo de Estudos Clínicos sob enfoque da Análise do Comportamento (2018).
Isaias Pessotti
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1955), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1969). Também é Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências, pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Professor Titular, por concurso público de títulos e provas: do Centro de Educação e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Carlos (1982); Professor Titular de Psicologia Educacional da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP (1983); Professor Titular de Psicologia (Médica), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1984) e Professor Titular da cátedra de Metodologia Científica (em Psicologia) da Universidade de Urbino (Itália), em 1997. Atualmente é assessor (consultor) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e consultor (ad hoc) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de História da Psicologia, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: loucura, psicopatologia, aprendizagem, aprendizagem em apidae e historia da psicopatologia.
Aída Brito
Aída Teresa dos Santos Brito é Doutora do Programa de Pós- Graduação em Educação pela UFPI, Mestre em Educação, Psicóloga e Psicopedagoga, Formação em TEACCH e PECs, tem experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação. Pesquisa e atua na área de Inclusão, com ênfase no estudo de Tecnologia Assistiva e ABA. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Sistemas de Comunicação Alternativos.
Guilherme Leugi
Doutor em Psicologia pela University of South Australia (revalidado pela Universidade de São Paulo), mestre em Filosofia, Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Lecionou na University of South Australia (2013-2016). Foi também Visiting Academic da mesma universidade no ano de 2018. No Brasil, ministrou aulas, como voluntário no curso "História da Psicologia e Sistemas Psicológicos 3: Behaviorismo", na Universidade Federal de São Carlos (2009-2011). Foi co-orientador voluntário de pesquisa de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados (2011). Atualmente é pesquisador bolsista do Programa de Capacitação Institucional Nível DA, no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (Campinas). Tem experiência nas áreas de Ciências do Comportamento, Psicologia Social e Políticas Públicas atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Contextual da Linguagem; Análise Contextual Social; Revitalização de Linguagem; Contingências Comportamentais em Grupos; Práticas Culturais; Fundamentos Teóricos e Filosóficos da interpretação analítico-comportamental da cultura; Epistemologias Pós-Coloniais; Filosofia da Linguagem; Comportamento de Consumo; Economia Solidária; Comportamento de Estudo; Desenvolvimento de Repertório de Estudo. Foi bolsista nas modalidades: Iniciação Científica CNPq (2005-2006; e 2006-2007) e FAPESP (2008-2008). Formou-se pelo Curso de Formação de Terapeutas do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (Campinas, 2008). Foi membro da Comitê Executivo para o II Simpósio do INCT-ECCE, do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar (2010-2012), e das comissões organizadoras da 7ª, 8ª e 9ª Jornadas de Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (2008, 2009,2010). Também atuou por dois anos (2007 e 2008) no Programa de Capacitação Discente para o Estudo da Universidade Federal de São Carlos (ProEstudo) e por um ano (2009) na Articulação Ética e Solidária para um Consumo Responsável (ConsumoSol)
Carla Zeglio
Psicóloga pela Universidade Sao Judas Tadeu (1995). Diretora do Instituto Paulista de Sexualidade que está registrado no CRPSP sob o n PJ 1506/5 conforme aprovação em reunião plenária n 890 de 17/01/1997 para prestar as seguintes atividades psicológicas: prestação de serviços clínicos de consultas psicológicas, promoção de cursos latu sensu, organização de seminários , simpósio e congressos na área de psicologia e sexualidade humana, através de técnicas e/ ou métodos psicológicos. Co-editora da revista Terapia Sexual - Clínica - Pesquisa e Aspectos Psicossociais. Idealizadora e coordenadora do CEPES - Curso de Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade em seu 10º ano. Membro pesquisador do GEPIPS - Grupo de Pesquisa do Instituo Paulista de Sexualidade.
André Ferreira
Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal da São Carlos (UFSCar) no Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Informativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI). Desenvolve pesquisa sobre Comportamento Corrupto, Desonesto e Gestão de Recursos Comuns na área de Tomada de Decisão e Teoria dos Jogos. É professor do curso de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba nas disciplinas de Behaviorismo I, II, Produção do Conhecimento Científico I, Metodologia de Investigação Científica II e Profissão do Psicólogo e Dilemas Contemporâneos, e professor do curso de Direito da mesma instituição na disciplina de Psicologia Aplicada ao Direito. Possui interesse em Comportamentos Sociais, Tomada de Decisão, Jogos Econômicos, Comportamento Político e Corrupção.